06 fevereiro, 2010

Glen Keane

Mensão Honrosa do FrancoFilmes: Glen Keane.


Keane nasceu na Filadélfia, Pensilvânia, filho do cartunista Bil Keane, criador do The Circus Família, e Thelma "Thel" Carne Keane.
Keane estudou na Cal Arts, Instituto de Artes da Califórnia, e ingressou na equipe da Disney em 1974. Seu primeiro trabalho na Disney foi o personagem de Bernard e Bianca, ao lado de Ollie Johnston. Seus seguintes trabalhos foram: Elliott, de Pete's Dragon; The Fox and the Hound.
Em 1983, Keane fundou-se como artista independente, trabalhando no desenvolvimento de projetos de séries de televisão. Retornou a Disney para trabalhar em um projeto para reanimar cenas perdidas produzidas nos primórdios de produção do estúdio; seguiu em projetos com A pequena Sereia, The Rescuers Down Under; Aladdin; A Bela e a Fera; Pocahontas e Tarzan.
Keane é autor e ilustrador de uma série de livros infantis de parábolas bíblicas, com Adão Guaxinim e o Rei Aren o leão.

Precisamos estar aprendendo, descobrindo, experimentando coisas novas. Não podemos descansar onde estamos. Há sempre alguém mais forte, mais convincente, mais pessoal e expressivo na forma de contar histórias e de animar os personagens. Se fizermos isso, podemos passar então a ser considerados como os da "Era de Ouro” da animação.

Keane, que foi homenageado em 2007 com o Prêmio de Windsor McCay, Vida e Contribuição para o campo da animação.

Trecho da entrevista de Keane a Brendan Burch:

BRENDAN BURCH: Agora que você está dirigindo, você perde o processo da animação?
Glen Keane: Dirigir Rapunzel foi uma grande experiência e aprendizagem para mim. No entanto, eu sempre me vi como um animador, e meu coração ansiava em viver a animação novamente, na pele do personagem que estou desenhando


Brendan: A Pixar mudou a maneira de funcionamento da estrutura desenvolvida de animação pela Disney?
Glen: John Lasseter e Ed Catmull trouxeram consigo uma enorme colaboração ao estúdio. Eles instituíram a uma confiança composta de diretores e chefes, e toda a equipe, para dar críticas honestas a cada um dos outros filmes. Estar aberto a esse tipo de feedback é doloroso e de certa forma de grande ajuda. Nossos filmes obtiveram enorme evolução no processo de produção.


Brendan: Como foi a transição do lápis para uma Tablet Cintiq digital?
Glen: Eu tenho feito no meu storyboard em uma Tablet A primeira coisa que eu reparei é como é fácil se perder em fazer bem acabados os desenhos, em vez de explorar os thumbnails. O computador parece me seduzir para que eu encerre minha idéia muito cedo. Talvez seja apenas um hábito meu, mas eu acho que eu me acho melhor e mais criativo sobre o papel.

Brendan: Você pretende trabalhar algum projeto pessoal futuro?
Glen: Eu quero explorar novas direções de animação desenhadas à mão.

Brendan: Como você sente que seu trabalho progrediu desde que começou sua carreira?
Glen: Eu estou mais interessado em tomar minha liderança das descobertas e observações que a vida real inspiram e deixar que influam naturalmente sobre o meu trabalho. Sempre que eu tenho feito isso, tenho feito o meu melhor trabalho.

Brendan: Para os animadores, não é recomendável assistir vídeos de referência de live-action?
Glen: Claro. Quando você estuda o quadro de ação em Live-action, fotograma por fotograma, você vê os "segredos" revelados no movimento ou expressão, sente a maneira que se desenvolve.

Brendan: Quando você está animando, qual a importância que dá ao peso e gravidade?
Glen: Se um personagem não tem peso na forma como ele se move, ele não tem credibilidade. Eu não acredito que ele exista. Ele se torna apenas um desenho ou uma moldura do filme.
Frank Thomas, Ollie Johnston e Eric Larsen me ensinaram tanto que eu sinto com eles uma divida de gratidão, mas também vejo a responsabilidade de entregar o futuro da animação aos jovens animadores de hoje. Ainda estou aprendendo, de novas maneiras, princípios que aprendi com os mestres quando eu tinha meus vinte anos. Sempre me digo: "Ah, então é isso que Ollie estava falando. Agora eu entendo.”

FILMOGRAFIA:

Rapunzel (2010)
Mickey's PhilharMagic (2003)
Treasure Planet (2002)
Tarzan (1999)
Pocahontas (1995)
Aladdin (1992)
Beauty and the Beast (1991)
The Rescuers Down Under (1990)
The Little Mermaid (1989)
Oliver & Company (1988)
The Chipmunk Adventure (1987)
The Great Mouse Detective (1986)
The Black Cauldron (1985)
Mickey's Christmas Carol (1983)
A Family Circus Easter (1982)
The Fox and the Hound (1981)
A Family Circus Christmas (1979)
Pete's Dragon (1977)
The Rescuers (1977)
"My Favorite Martians" (1973)
"Mission: Magic!" (1973)
"Lassie's Rescue Rangers" (1973)
"Star Trek" (1973)















































































Nenhum comentário: