29 janeiro, 2011

Milt Kahl

Milt Kahl (1909 - 1987), um dos Nine Old Men de Disney, animador companheiro de Ollie Johnston no filme Pinóquio, aclamado por Freddie Moore e Walt Disney por seus desenhos em Pinóquio, por Woolie Reitherman em A Espada era a Lei, pelos personagens do mago Merlin e da Madame Medusa.
"Eu costumava passar a porta do escritório e vê-lo sentado em sua mesa olhando para o espaço. Horas se passam, e Kahl não teria feito um desenho único. Então... Ele... enche várias páginas com desenhos inspirado. Era como se a cena já foi concluída em sua cabeça, e tudo o que tinha que fazer foi transferi-lo para o papel. No final do dia, jovens animadores se enchem de folhas de animação inutilizadas, descartadas. Uma visita ao escritório de Kahl se revelaria muito frutífera, o mestre simplesmente nunca fez um desenho ruim." (Norman Jim Hill Media)

"Direção do olhar: Isso existe em toda imagem, ou deveria existir, assim como em filmes bem dirigidos, o bom diretor é aquele que faz o q quer com o telespectador, faz ele olhar exatamente p/onde ele quer q olhe. Existem diversas maneiras p/fazer isso, cores, luzes, angulos de camera e composições de cena ajudam, assim como em uma interpretação de um bom ator também deve existir. Reparem no desenho do Mestre Milt, como ele faz seu olhar viajar p/onde ele quer q você olhe, nesse caso é o apito.
Atrelado a isso, reparem como ele usa espaços negativos p/transmitir essa mensagem. Como o desenho dele é claro e bonito e objetivo.
Desenhos são palavras, desenhos em sequência são frases, se algo estiver errado vc fica sem entender, é assim q todo desenhista deve entender seu desenho, q todo animador deve entender suas poses, como palavras." Fernando Henrique Gama Cintra - fernandopeque.blogspot  
Milt fez uma contribuição incalculável ao universo da animação, encantando inúmeras pessoas com os singelos gestos de seus personagens. Milt sempre teve por merecer o título de mestre, ao qual será eternamente atribuído.




















Nenhum comentário: