30 março, 2012

BGs para o longa Nimuendaju




O filme se inicia quando o jovem alemão Curt Unkel, recém-chegado ao Brasil, passa a viver como um Guarani entre os Guarani, no interior de São Paulo e é batizado Nimuendajú (aquele que fez o seu lugar no mundo). Adotado por eles, Curt produz um ensaio referencial sobre suas lendas de criação e destruição do mundo, vivendo com eles um episódio dramático da busca frustrada pela Terra Sem Mal.
Aos 45 anos, casado com Lila, morando em Belém, Curt Nimuendajú descortina novo campo de estudos entre os Timbira: Canela e Apinayé. Ao mesmo tempo em que se deleita com as descobertas etnográficas e com a convivência com estes povos, entre os quais se casou com Kentapí e Iretí, Nimuendajú constata a tragédia que paira: “eles se dissolvem literalmente no álcool”. Ele luta contra a iminente extinção dos Apinayé e encabeça o mapeamento do território Canela, com vistas a seu reconhecimento pelo governo.
Pesquisador dedicado, organizado e reconhecido nos meios acadêmicos internacionais, Curt  Nimuendajú se vê, aos 60 anos,  proibido por razões médicas de voltar a campo. Neste período produz seu Mapa Etno-Histórico, até hoje reconhecido como o mais importante documento produzido sobre o tema, coroando 40 anos de estudos entre os povos indígenas brasileiros. Parte em seguida para a sua última viagem ao território dos índios Tikuna, no Alto Solimões.

Nenhum comentário: